sexta-feira, 13 de março de 2009

Geografia da África









Fiz questão de fazer uma compilação de informações geográficas da África e expor-las para os leitores desse blog, que momento é denominado como Anti-Social.








A África é um continente culturalmente muito rico, o berço da humanidade que também é conhecido como velho mundo. Com uma área total de 30.230.000 km², predominância da população rural, tendo o Islamismo como religião com maior numero de fieis, sendo composta por 53 países independentes.

Na África se encontram quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta, o avanço de epidêmias e o agravamento da miséria, levam esta região quase ao caos total. Algumas nações alcançam relativa estabilidade política e desenvolvimento como é o caso da África do Sul, que possui sozinha, 1/5 do PIB de toda a África. O principal bloco econômico é o SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral),
formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1,9% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo. Quase 50% dos 924,5 milhões de habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível de pobreza definido pelo Banco Mundial. E com taxa de analfabetismo superior a 40% (2004).

Esse ai é o estado em que a África se encontra, depois de séculos de exploração pelos colonizadores europeus e vitima do imperialismo norte americano, que tentavam justificar as suas intervenções nesse continente como medida de civilização da população local.

3 comentários:

Adriele disse...

África!! Mãe nossa!!! =)

cariocax disse...

nice da uma passado no meu blog depois

POde entrar e de graça: http://cariocax.blogspot.com/

Isa Dora disse...

E q civilização eles criaram/deixaram... Será que tem como consertar tudo isso aí?