segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tenho medo da Segurança Pública




Em uma conversa com um amigo meu que a pouco tempo tornou-se Policial Militar, conversamos um pouco sobre o extermínio e a ridicularizarão do povo negro nos meios televisivos da cidade de Salvador-BA. A principio questionei o porquê de tanta morte da população negra, e ele me respondeu de uma forma bem incisiva e com firmeza, dizendo que era óbvio ter um maior número de negros mortos em relação a outras raças ou etnia, pois na cidade de Salvador a maior parte da população é formada por afrodescendentes, ou seja, negros. Mas, logo de imediato desconstruir esse pensamento racista que tentava justificar a matança dessa parcela da população marginalizada. Bem, existem outras faces que podemos argumentar para mostrar que esse pensamento é equivocado.

Se mais de 80% da população soteropolitana é constituída por descendentes de africanos, sendo assim é a maioria populacional da cidade, porque não são esses indivíduos que ocupam os grandes cargos públicos, as universidades, não estão na mídia com maior freqüência, mas de uma forma participativa e construtiva e não de uma forma ridicularizadora e criminalizante, e sobre tudo porque são eles que sofrem o preconceito e os estereótipos pelo simples fato da pigmentação da pele ser mais escura?

Foram alguns questionamentos digno de reflexão, não pretendo discorrer por muitas linhas, só queria desabafar sobre alguns paradigmas que me deixa triste e com os nervos a flor da pele. Enquanto eu tiver forças vou problematizar tudo e nunca vou deixar esses “cabeças de televisão” ir de contra ao meu povo.






Criminosos.

"Vivemos assustados, temerosos em qualquer lugar que vamos eles estão lá, pronto para nos inibir. Eles nos agridem fisicamente e verbalmente, abusam do poder, nos sequestram, nos deixam em cativeiro, nos torturam e ainda pedem resgate – a tal fiança – para nos libertar."

25 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Contra fatos não há argumentos. Faço silencio respeitoso e aplaudo sua postura e dignidade.

Inez disse...

Embora não concorde com algumas colocações do texto, faço minhas as palavras da avassaladora.

--- disse...

Eu concordei tbm com a maioria das coisas..é inevitavel esse comportamento por parte das pessoas que não são da raça negra e se julgam superiores, são essas pessoas, portadoras de ignorancia latente que não deixam o brasil avançar!

Unknown disse...

Querido...é uma dura realidade sim...

Iaiá Queen° disse...

Esse seu amigo policial é negro, Johnny?

Johnny disse...

Iaiá


Ele é branco mesmo!

Anônimo disse...

Legal =)

Beto Uchôa disse...

Mano na verdade esquecemos oque fizemos com os Indios neh, eles estavam aqui, e onde estão agora ?
Sera que aconteceu algum tipo de exterminio ?
Lamentavel

Blog mestre o teu em parabens

Abraço

Rooh Ludwig disse...

Pois é, infelizmente assim é o Brasil. Eu moro em um lugar onde não podemos denunciar traficantes, porque são amigos dos policias que consomem drogas.

Da uma passada no meu:
http://rooh-ludwig.blogspot.com/

Enfim, parabéns pela iniciativa :)

Inez disse...

A Segurança Pública está de dar medo em qualquer lugar.

palavras ao vento disse...

não são todos os policias que agem assim....por causa de alguns todos levam a fama...

Mutante disse...

Eu não moro em Salvador e por aqui, nós do sudeste, acabamos não tendo essas informações. No geral, a segurança pública é bem agressiva e sem capacitação. São mal-treinados e só porque usam farda acham que podem tudo.
Uma pena, além ter medo dos criminosos, devemos nos preocupar com quem trabalha para nossa segurança.

Como diz uma música do Aborto Elétrico.
"Cuidado pessoal, lá vem vindo a veraneio. Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho. Com número dos lados; dentro 2 ou 3 tarados. Os assassinos armados e uniformizados..."

Jonh Oliver disse...

a policia militar atualmente no Brasil vem sendo sinonimo de vergonha

Cruela Veneno da Silva disse...

isso não é só em Salvador não...

em todos os lugres.

Anônimo disse...

contra fatos não à argumentos¹²¹³¹

http://entretidoo.blogspot.com/

digu_x disse...

Policia vergonhosa e desprezivel.
e se existir segurança publica em algum lugar,por favor me avisem.

palavras ao vento disse...

concerteza ficamos apavarados com tantas crimes ke acontece porai...mas não podemos radicalizar sobre a segurança publica...afinal não são todos os policiais que são curruptos...

Augusto disse...

Olá amigo,

Vim convida-lo a participar da promoção que vai sortear domínios .com .net no blog www.infoxcomp.com

Estamos abertos a parcerias, contato.

Abraços

Anônimo disse...

• Parabééns pelo Blogger .
Seus textos muitos polêmiicos e interesantes.
A Segurança Pública hoje en diia éé uma calamidade e issô já éé FATO.

Se dê visite e comente no meu Blogger. Será senprê been viindô ;)

Anônimo disse...

gostei, poucos temos um papel social e vc esta fazendo o seu =)

http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

Unknown disse...

cara,é uma coisa que é bem delicada,porque matam negros?bem pra você ver nas próprias imagens mostram os negrinhos,negros,de uma forma bem pobre por assim dizer,pobre tem mais facilidade de se tornar bandido e bandido morre nas mãos da policia as vezes,se crianças negras morrem,é porque hoje em dia não tem faixa etária para se tornar bandido.

é um mundo meio maluco,alguns pontos do seu texto estão certos,muito certos,outros já não.

sei la...

Rubens disse...

Também tenho, a segurança pública só reprime o pobre, quando o cara é rico tem regalias.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Unknown disse...

Olá!
Embora não esteja introsado em tais assuntos - não o suficiente para opinar com critério - garanto que sua opinião é partilhada com muitos, e o mínimo que posso fazer por ti é respeitar e aplaudir sua posição, tal como a amiga do primeiro comentário! =]

Muito interessante, recomendei a um amigo que também gosta de falar sobre isso! ;D

http://whenlightgoesdown.blogspot.com/

Taisa Ferreira disse...

Segurança pública? Isso existe em Salvador?

Falo especificamente Salvador por ser minha realidade mais próxima, mas é escancarado que esse é um desproposito nacional.

Mas sabe Pretuh, em certo aspecto seu amigo tem razão quando ele diz que somos a maioria da população e nesse aspecto temos mais companheiros sendo mortos em função disso.

Veja bem, vivemos num mundo capitalista, cheio de vicios, ser maioria não implica ter acesso aos melhores bens, cargos, lazeres. Implica apenas que você existe, e enquanto sua existência não é incômoda tudo bem, quando passa a ser, passa-se por cima de você, ainda mais quando você começa a tomar consciencia de si e buscar o empoderamento. Essa é a lógica do que tem acontecido com a população negra em Salvador e por ai afora. Seu amigo me desculpe o termo, mas é mais alienado pelo sistema, que o induz a analisar simplistamente as contradições que o capital e a segregação disfarçada [ mas não menos violentadora] impoe.

Arregacem-se os braços e a luta seja continua.

Uns xerus!

[Mais um quase post]

Unknown disse...

Concordo ctg que a situação do preconceito em SSA é mt grande. Porém se vê muito, também, é que as pessoas se deixam controlar pelo preconceito alheio. O que nao deveria ocorrer, pq se alguém diz q vc é negro e por isso nao vai chegar a lugar nenhum não quer dizer nada! A inteligência não está na cor da pele! Coitado de quem se deixa levar pelo preconceito.