sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


Meu projeto de monografia!











OBJETIVOS


Essa pesquisa tem por objetivos, analisar o comportamento dos jovens inseridos no “mundo” do Hip – Hop no contexto da cidade contemporânea e identificar esse movimento cultural como de resistência da população africana em diáspora em terras da América. O recorte espacial abrange a Região Nordeste de Amaralina (RNA), Salvador – BA.



Esse trabalho além de buscar desvendar a essência do Hip – Hop, como movimento cultural de resistência das populações africanas em diáspora, buscará desvendar de que forma a conduta dessa juventude marginalizada nos espaços da cidade, pode ser conduzida a partir de sua inserção nesse fenômeno ou tribo juvenil urbana, enfocando as problemáticas sociais que envolvem os grandes centros urbanos.



Pretende – se ao longo da pesquisa, como objetivo preponderante, realizar uma investigação cientifica no âmbito da Geografia Cultural Urbana, verificando de quais formas ocorrem tais modificações comportamentais desses indivíduos, quais são os meios que eles utilizam para expressar suas opiniões, insatisfações, dentre outros motivos, no que se refere às condições sociais às quais estão submetidos.



Como objetivo secundário, esse projeto de pesquisa busca elucidar, dentre outras questões que se encontram interligadas em uma rede de relações culturais e sociais, a questão das manifestações culturais de caráter Afro – Americana, que por sua vez tem uma vertente de resistência às imposições, opressões e as mazelas seculares, que as populações africanas em diásporas encontram-se submetidas em toda a América. Abordando a questão da identidade, afrocêntrica, e valorização das raízes culturais pertencente a essas populações, que por sua vez adquirem características singulares em diferentes partes da América.



Todas essas problemáticas são abordadas a partir de análises de casos específicos de vivencias e acompanhamento desses jovens dentro de seus espaços/territórios, não nos prendendo a estratificações de renda com fator social que determina a conduta dessa população, periférica. A questão da compreensão e da afirmação por uma identidade própria, pode causar mudanças de comportamentos significativos nesses jovens.



2 comentários:

Mídia e Educação disse...

Olá! Tudo bem? Uma passada rápida, mas não poderia deixar de postar um comentário. Parabésn pela correria. Estou num novo projeto, se der dá uma prestigiada olhando nosso trabalho. Sucesso no ano. Fraterno abraço, Ester.

Daniel Silva disse...

hip hop é um puta movimento cultural!