
Essa foto foi na VI Biena da UNE que ocorreu na cidade de Salvador – BA, no mês de Janeiro de 2009. Nessa foto estou ao lado da bandeira de Cuba, principal símbolo mundial de resistência ao Imperialismo Estadunidense.
Pude observar durante esse evento centenas de camisetas com estampas de lideres revolucionário como: Che Guevara, Lênin, Gandhy, Fidel, entre outros. Que a juventude usava-as e exibia com “gosto”, mas a real postura de nós jovens estudantes é questionável, no que se refere ao enfrentamento desse sistema o qual estamos inseridos. Sabemos que esse sistema não é o mais adequado, vivemos dialogando a respeito, mas pouca coisa é feita. A luta não é feita só de símbolos, teorias, bienais... Tão pouco de camisetas de Che. Detesto hipocrisias!
De 3000 mil estudantes que vieram de vários estados do país, menos de um terço dessa parcela participou das atividades proposta pela “organização” do evento, o restante veio como turista mesmo, para conhecer o Porto da Barra, Praia do Flamengo, conheceram até a rocinha do Pelourinho. O Governo Federal e a UNE estão de parabéns, muito dinheiro investido no evento, a troco de que eu não sei, uma burguesia que não se preocupa com porra nenhuma, só querem aparecer e ser beneficiados, de alguma forma, o que existe na verdade é um jogo de interesse, e todo mundo sabe disso, entre o Governo e seus subalternos. A igualdade é um sonho, caia na real!
Integração cultural, trocas de experiências, igualdade racial, organização, revolução/mudança de pensamento, isso ocorreu na VI Bienal?
Integração cultural, trocas de experiências, igualdade racial, organização, revolução/mudança de pensamento, isso ocorreu na VI Bienal?