Pensando o conhecimento científico atrelado à educação
A elaboração desse texto é idealizada a partir do texto da Professora Maria Helena Silveira Bonilla, intitulado de: A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. Esse texto pode ser baixado clicando AQUI.
É um texto que me contemplou já no primeiro parágrafo quando é feito uma citação, de uma das minhas maiores referencia dentro e fora da Geografia, é uma citação extraída do livro, Por Uma Nova Globalização do professor Milton Santos, numa tentativa de evidência o dinamismo nos processos de transformações cientificas e tecnológicas, num âmbito globalizado onde as relações sociais adquirem caracteres específicos, conforme seu período histórico.
O questionamento chave talvez seja saber onde a Escola está inserida nessa rede de relações, com os seus paradigmas de concepções mecanicistas e tradicionais, fundamentadas numa noção de ordem que molda o pensamento e a ação humana que não mais nos cabe a restringir-mos, como outrora ocorria em outras sociedades arquitetadas em bases filosóficas e religiosas.
Bonilla ainda nos permite pensar que o ideal é que se pense na ciência e na tecnologia nessa Nova Cosmovisão que assume um caráter de relação interativa entre homem e natureza.
Um comentário:
Muito bom João.Realmente esse texto de Bonilla além de tratar das práxis pedagógicas que defino como prática,também convida o leitor a pensar ter uma visão de mundo mas ampla inclusivo da relação esola/tecnologia.
Postar um comentário